Notícias e Artigos
26-11-2008 - Sete Lagoas, desafios para os próximos 141 anos
Chegamos agora aos 141 anos bem vividos. Somos sim uma cidade progressista. Tudo isto é fruto do trabalho de construção de diversas gerações. De famílias tradicionais que aqui aportaram.
Chegamos agora aos 141 anos bem vividos. Somos sim uma cidade progressista. Caminhamos para nos tornamos um cidade universitária. O UNIFEMM é sem dúvida bom exemplo de capacidade técnica consolidada. Diversas outras faculdades aqui também seu destaque. A Universidade Federal de São João Del Rei já se faz presente. Nossa industria, cada vez mais diversificada, nos faz ser a 6ª maior cidade exportadora do estado. Somos uma das poucas cidades do mundo a ter o privilégio de contar com industria automobilística. Nossa infra-estrutura urbana é satisfatória e pouco fica a dever a outras cidades médias de Minas. De belezas naturais é até desnecessário dizer. Neste ponto fomos verdadeiramente abençoados.
 
Tudo isto é fruto do trabalho de construção de diversas gerações. De famílias tradicionais que aqui aportaram. Prefeitos e demais agentes políticos deram todos a sua valiosa contribuição. Tivemos e temos, para chegar até aqui o melhor: nosso povo. Dos nascidos aqui e dos que escolheram Sete Lagoas para morar, trabalhar, produzir e criar família. Sim, nós, setelagoanos, somos o melhor que a cidade tem.
 
Problemas existem como em todos os lugares, temos, no entanto, o que há de melhor para vencermos. Nós mesmos. Somos nós é que temos que nos valorizar, pleitear, buscar, fazer e exigir. Cabe agora, neste momento de festa, identificar a cidade que temos, a cidade que queremos e principalmente a cidade que precisamos.
 
Algumas mudanças devem ser buscadas. Vamos começar por mentalidade. Nos últimos anos nos acomodamos. Enquanto vemos nesta semana, Montes Claros, por exemplo, recebendo a visita do Vice-Presidente do Banco Mundial, acompanhado de duas Secretárias de Estado, levando para lá verbas e programas, nos contentamos com visitas esporádicas, pouco produtivas e quase sempre eleitorais a nossa cidade. Já fomos a “capital das oposições” e até por isto éramos parada constante de Governador. Secretários de Estado daqui não saiam e sempre que vinham, vinham acompanhados do atendimento a reivindicações da cidade. Ocupávamos cargos de primeiro escalão nos mais diversos governos que passaram e estes eram exercidos em benefício da cidade. É preciso voltar a ter força política estadual e nacional. Temos que voltar a pensar grande.
 
Fortalecer a cidade politicamente é passo importante, mas não o principal. Temos que agregar valor ao trabalho dos setelagoanos. Primeiro na indústria. Tem que ser cada vez mais diversificada e cada vez menos dependente do ferro gusa e demais industrias de base, buscando sempre maior qualificação e produção de produtos de consumo final, portanto de maior valor agregado e salários e capacidade profissional maior. Fomentar o comércio para evitar a evasão de nossas riquezas para compras em Belo Horizonte. Buscar, como Nova Lima, incrementar a prestação de serviços, com a sede aqui de empresas e institutos. Isto também é trazer ganhos ao nosso trabalhador. Por fim, avançarmos até a pesquisa. Aproveitar a experiência e o potencial da nossa EMBRAPA. Seguir o exemplo da IVECO que implantou entre nós o seu Centro de Desenvolvimento do Produto. A hora é agora. A Fiat anunciou nesta semana que vai trazer da Itália para Minas o seu Centro de Desenvolvimento. Temos que oferecer condições para que o mesmo vehna para cá ao invés de Betim. Lutar por isto.
 
Campinas cresceu exatamente por isto. Pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Podemos e devemos ser a Campinas de Minas. Aqui vem outro importante desafio. Campinas é forte porque lidera uma região forte. Se já não vamos mais ser uma cidade dormitório da grande BH como Neves, é preciso impedir que as cidades da nossa região o sejam. É preciso abrir os horizontes. Já passou do momento de liderarmos e induzir o desenvolvimento também da região. Criar nelas condições de arrecadação e por conseqüência que assumam sua responsabilidade na prestação de serviços públicos, notadamente na saúde. Ao mesmo tempo proporcionar a elas, as cidades da região, uma nova classe consumidora que aqui virá, com melhores condições, consumir nossos serviços e em nosso comércio. Ser cidade pólo é isto, não somente arcar com as deficiências estruturais do entorno.
 
Encarar desafios como o déficit habitacional e também a melhoria das condições de moradia de grande parte de nosso povo. Estruturar o transporte e nossas vias para o esperado crescimento populacional que vamos viver. Proporcionar uma política pública de saúde que seja eficiente e permanente. Promover a segurança, entendendo que este desafio começa hoje com a formação de uma nova geração de setelagoanos, sem esquecer de que temos que cuidar da geração que já está aqui. 

Enfim, reconhecer que os desafios são muitos e que cabe a nós vencê-los. Chegamos até aqui. Já construímos e mantemos uma bela cidade. Provamos que podemos. Agora é arregaçar as mangas para fazermos cada vez melhor.

Emílio de Vascocelos Costa



Notícias e Artigos
 
16-07-2010 - Arena do Jacaré. Chegou o grande dia, mas...
15 de julho de 2010. Data para entrar na história. Jogo do Atlético Mineiro x Atlético Goianiense pela primeira divisão do campeonato brasileiro de futebol re-inaugura a reformada e ampliada arena do
07-06-2009 - Sete Lagoas, Sub-sede da Copa do Mundo de 2014
Em todas as copas e em todos os países onde foram realizadas, cidades próximas às cidades sede foram transformadas em cidades sub-sedes. Esta é a nossa oportunidade que não pode ser desperdiçada.
26-11-2008 - Sete Lagoas, desafios para os próximos 141 anos
Chegamos agora aos 141 anos bem vividos. Somos sim uma cidade progressista. Tudo isto é fruto do trabalho de construção de diversas gerações. De famílias tradicionais que aqui aportaram.
06-10-2008 - Nasce novo líder político em Sete Lagoas
Independente do resultado das urnas no último dia 5, Sete Lagoas vê nascer um líder. Um homem técnico, que virou político, competente, capaz e com visão de futuro.
27-06-2008 - Falta de Planejamento ou Inversão de Prioridades?
A recém propalada maior obra da história da cidade: captação de água do Rio das Velhas para abastecer Sete Lagoas. Sim, querem que sejamos abastecidos por esgoto reciclado da grande BH.
09-05-2008 - Inclusão Digital - Acesso Para Todos
Muito se tem falado sobre inclusão digital. Pouco tem sido feito. Centros de inclusão digital tem sido implantados em Sete Lagoas porém mais de 120 mil setelagoanos ainda não têm acesso.
08-04-2008 - Muito mais que propaganda, é preciso planejar de verdade.
Bela peça de propaganda. Veiculada pela prefeitura em quase todos os jornais da cidade, foi agora domingo, página inteira do Jornal Hoje em Dia de Belo Horizonte. O título é pomposo: Muito mais que re
24-03-2008 - Sistema dinâmico de artigos
Estamos implantando nosso Sistema Dinâmico de Artigos e Notícias, facilitando a publicação de conteúdo, aumentando assim a interatividade com nossos visitantes.
06-12-2007 - (IN)SEGURANÇA – Passou da hora de encararmos o problema
Desnecessário agora fazermos um diagnóstico. O fato está ai às claras. Viramos uma cidade insegura. O índice de roubos e assassinatos cresce assustadoramente. É preciso coragem para encarar a situação
05-11-2007 - Saúde - Um retrato da falta de comando
O essencial não mudou. Permanece a falta de comando. A falta de uma verdadeira política publica de saúde para nossa cidade. Mudam-se os titulares da pasta de saúde, no entanto, permanece a falta de um
04-05-2007 - Uma cidade para Mariana
Mariana nasceu! Saudável e linda! Presente de Deus para nós. Nasceu com 2.790 grs e com 48 cm no dia 11 deste abril as 9:00hs no Hospital de Nossa Senhora das Graças. Veio somar a nossa felicidade em
20-03-2007 - Cidade do Monólogo
Cidade de muita conversa e pouco diálogo, Sete Lagoas precisa mudar. Se transformar em cidade plural. Plural nas idéias e no pensamento.
07-03-2007 - Onde foi parar nossa ALTA-ESTIMA?
É preciso mudar. Rever conceitos. Acompanhar o novo. Fazer o novo. Recuperar o que tivemos de melhor no passado. Nosso orgulho de cidadão. Nossa alta-estima como cidade de vanguarda.
15-02-2007 - Ainda SAAE - COPASA
No momento em que a incorporação do nosso SAAE pela COPASA parece ser irreversível, pretendo aqui, mais do que dar a minha opinião, apresentar comparações que mostram a viabilidade do SAAE e apresenta
24-01-2007 - BURACOS – Convite à Reflexão.
Convido àqueles que transitam pelas ruas e avenidas de nossa cidade e sofrem com os buracos. Todos. Os que transitam em seus automóveis, os que transitam de motocicletas, os que utilizam o transporte
17-01-2007 - Sete Lagoas – Meus desejos para 2007!
Iniciamos o ano de 2007. Para quem gosta, o primeiro ano do milênio com o numero 7. O 7 de nossa Sete Lagoas. Esta nossa querida Sete Lagoas que em muitos aspectos ainda não adentrou no 3º milênio.
29-12-2006 - SAAE – COPASA. Deste jeito não!
Notícias recentes na imprensa local nos dão conta da iminente incorporação do SAAE pela COPASA. Sempre favoráveis, procuram criar clima propício para a aceitação do fato.
11-10-2006 - Do Círculo Virtuoso ao Círculo Virtuoso
Do Círculo Virtuoso ao Círculo Virtuoso. E Sete Lagoas perdeu mais uma vez...
   
 
 
Emílio de Vasconcelos Costa - Website Pessoal
Sete Lagoas - MG
Provedor WEB - Registro de Domínios - Criação e Hospedagem de Websites