Notícias e Artigos
11-10-2006 - Do Círculo Virtuoso ao Círculo Virtuoso
Do Círculo Virtuoso ao Círculo Virtuoso. E Sete Lagoas perdeu mais uma vez...

Voltemos um pouco ao passado. A um passado politicamente virtuoso de nossa cidade. Década de 60, Afrânio Avelar era o Prefeito, Wilson Tanure nosso Deputado Estadual, Renato Azeredo nosso Federal. João Herculino, nosso combativo Deputado Federal havia sido injustamente cassado pela Revolução de 64.

Década de 70, Sérgio Emílio Prefeito, Wilson Tanure Estadual e Renato Azeredo Federal; depois Sérgio Emílio Deputado Estadual, Afrânio novamente Prefeito, Renato continua Federal. Anos 80, Marcelo Cecé era o Prefeito, Sérgio Emílio e Renato Azeredo continuavam a dobradinha Estadual e Federal. Nesta época tivemos ainda mais: João Herculino voltava com o voto e resgate do povo à Câmara Federal. Sim, tínhamos dois Deputados Federais, Renato e João. Início dos anos 90, Sérgio Emílio novamente Prefeito, agora Marcelo Cecé era o Deputado Estadual. Fim do ciclo.

Eram bons tempos para nossa cidade. O Prefeito assumia sua responsabilidade para com a cidade e apresentava claramente seus candidatos. Colocava sua administração em julgamento popular através do resultado de seus candidatos. Não havia medo. Havia sim responsabilidade. Era o círculo virtuoso. O Prefeito tinha Deputados, que por sua vez indicavam seu candidato a Prefeito, claramente, colocando seu prestígio em jogo. Sem medo. Com responsabilidade. Um Prefeito com Deputados fortes era um Prefeito forte. Os Deputados com um Prefeito forte eram Deputados fortes. A cidade com lideranças fortes era uma cidade forte politicamente. Politicamente forte era forte economicamente. A cidade forte fazia suas lideranças fortes. Estas faziam uma cidade forte. Era o círculo virtuoso.

Era a Sete Lagoas forte e poderosa. Ouvida em todos os níveis de governo. Detentora de cargos, posições e de verbas. Tínhamos as portas abertas e nelas entravamos com força. Com a força de nossos fortes representantes. Com a força que lhes era dada pelo nosso povo.

De lá pra cá foi implantada a política do reinar sozinho. Infelizmente ela permanece, com acentuados prejuízos para Sete Lagoas e nossa gente.

2006. Eleições. Mais uma vez falta liderança. Permite-se que 10 candidatos da terra se apresentem. Pretensos líderes ainda apóiam outros de fora. O Prefeito, condutor natural do processo se omite. Só de sua base de apoio na Câmara Municipal saem três candidatos. Todos ficam inviáveis. Faltou empenho, responsabilidade. Faltou visão. Faltou desprendimento em colocar os interesses de Sete Lagoas acima dos interesses das pessoas e do grupo mandante.

Analisemos somente nossos suplentes:

Dr. Ronaldo João, Deputado com mandato. Realizou bom trabalho parlamentar. Jamais se vinculou. Saiu sozinho, sem apoio de grupo. Nem da situação nem da oposição. Faltaram-lhe 13.545 votos para alcançar a eleição.

Duílio de Castro. Da base de sustentação de Leone Maciel na Câmara Municipal. Contou com seu apoio. Apoio velado, apoio dissimulado. Apoio de quem prefere continuar reinando sozinho. Por isto mesmo um “reino” pequeno, um “reino” fraco. Faltaram-lhe 2.453 votos para ser eleito. Praticamente os mesmos votos alcançados pelo “de fora” Jairo Lessa. Ora, até as árvores recém mutiladas da Av. José Sérvulo Soalheiro sabem que um apoio efetivo do paço municipal lhe daria estes votos. Não se elegeu porque o “chefe” não quis, ou na melhor das hipóteses não fez por onde.

Resultado: Desde então não temos as três vagas unidas (Estadual, Federal e Prefeito), se fortalecendo e com isso fortalecendo a cidade. Quando as temos, os temos de forma e atuação isolada. As lideranças não se comprometem. Como se diz no futebol, não chamam o jogo para si. Este é o papel do líder. Quando não o faz, perde o time. Sofre a torcida.

É o círculo vicioso. O Prefeito sozinho, encastelado em sua cadeira do terceiro andar da Pç Barão do Rio Branco. Não assumiu sua condição de líder. Não chamou o jogo para si. O time perdeu o jogo. Cada um dos jogadores a começar do líder segue sua vida. A torcida é que sofre. No nosso caso é pior. Sete Lagoas perdeu mais uma vez. E quem sofre as conseqüências somos nos da torcida, o povo. Que tenha sido pela ultima vez. Sete Lagoas saberá agradecer.

 

Emílio de Vasconcelos Costa
falecom@emiliovasconcelos.com.br



Notícias e Artigos
 
16-07-2010 - Arena do Jacaré. Chegou o grande dia, mas...
15 de julho de 2010. Data para entrar na história. Jogo do Atlético Mineiro x Atlético Goianiense pela primeira divisão do campeonato brasileiro de futebol re-inaugura a reformada e ampliada arena do
07-06-2009 - Sete Lagoas, Sub-sede da Copa do Mundo de 2014
Em todas as copas e em todos os países onde foram realizadas, cidades próximas às cidades sede foram transformadas em cidades sub-sedes. Esta é a nossa oportunidade que não pode ser desperdiçada.
26-11-2008 - Sete Lagoas, desafios para os próximos 141 anos
Chegamos agora aos 141 anos bem vividos. Somos sim uma cidade progressista. Tudo isto é fruto do trabalho de construção de diversas gerações. De famílias tradicionais que aqui aportaram.
06-10-2008 - Nasce novo líder político em Sete Lagoas
Independente do resultado das urnas no último dia 5, Sete Lagoas vê nascer um líder. Um homem técnico, que virou político, competente, capaz e com visão de futuro.
27-06-2008 - Falta de Planejamento ou Inversão de Prioridades?
A recém propalada maior obra da história da cidade: captação de água do Rio das Velhas para abastecer Sete Lagoas. Sim, querem que sejamos abastecidos por esgoto reciclado da grande BH.
09-05-2008 - Inclusão Digital - Acesso Para Todos
Muito se tem falado sobre inclusão digital. Pouco tem sido feito. Centros de inclusão digital tem sido implantados em Sete Lagoas porém mais de 120 mil setelagoanos ainda não têm acesso.
08-04-2008 - Muito mais que propaganda, é preciso planejar de verdade.
Bela peça de propaganda. Veiculada pela prefeitura em quase todos os jornais da cidade, foi agora domingo, página inteira do Jornal Hoje em Dia de Belo Horizonte. O título é pomposo: Muito mais que re
24-03-2008 - Sistema dinâmico de artigos
Estamos implantando nosso Sistema Dinâmico de Artigos e Notícias, facilitando a publicação de conteúdo, aumentando assim a interatividade com nossos visitantes.
06-12-2007 - (IN)SEGURANÇA – Passou da hora de encararmos o problema
Desnecessário agora fazermos um diagnóstico. O fato está ai às claras. Viramos uma cidade insegura. O índice de roubos e assassinatos cresce assustadoramente. É preciso coragem para encarar a situação
05-11-2007 - Saúde - Um retrato da falta de comando
O essencial não mudou. Permanece a falta de comando. A falta de uma verdadeira política publica de saúde para nossa cidade. Mudam-se os titulares da pasta de saúde, no entanto, permanece a falta de um
04-05-2007 - Uma cidade para Mariana
Mariana nasceu! Saudável e linda! Presente de Deus para nós. Nasceu com 2.790 grs e com 48 cm no dia 11 deste abril as 9:00hs no Hospital de Nossa Senhora das Graças. Veio somar a nossa felicidade em
20-03-2007 - Cidade do Monólogo
Cidade de muita conversa e pouco diálogo, Sete Lagoas precisa mudar. Se transformar em cidade plural. Plural nas idéias e no pensamento.
07-03-2007 - Onde foi parar nossa ALTA-ESTIMA?
É preciso mudar. Rever conceitos. Acompanhar o novo. Fazer o novo. Recuperar o que tivemos de melhor no passado. Nosso orgulho de cidadão. Nossa alta-estima como cidade de vanguarda.
15-02-2007 - Ainda SAAE - COPASA
No momento em que a incorporação do nosso SAAE pela COPASA parece ser irreversível, pretendo aqui, mais do que dar a minha opinião, apresentar comparações que mostram a viabilidade do SAAE e apresenta
24-01-2007 - BURACOS – Convite à Reflexão.
Convido àqueles que transitam pelas ruas e avenidas de nossa cidade e sofrem com os buracos. Todos. Os que transitam em seus automóveis, os que transitam de motocicletas, os que utilizam o transporte
17-01-2007 - Sete Lagoas – Meus desejos para 2007!
Iniciamos o ano de 2007. Para quem gosta, o primeiro ano do milênio com o numero 7. O 7 de nossa Sete Lagoas. Esta nossa querida Sete Lagoas que em muitos aspectos ainda não adentrou no 3º milênio.
29-12-2006 - SAAE – COPASA. Deste jeito não!
Notícias recentes na imprensa local nos dão conta da iminente incorporação do SAAE pela COPASA. Sempre favoráveis, procuram criar clima propício para a aceitação do fato.
11-10-2006 - Do Círculo Virtuoso ao Círculo Virtuoso
Do Círculo Virtuoso ao Círculo Virtuoso. E Sete Lagoas perdeu mais uma vez...
   
 
 
Emílio de Vasconcelos Costa - Website Pessoal
Sete Lagoas - MG
Provedor WEB - Registro de Domínios - Criação e Hospedagem de Websites