Notícias e Artigos
27-06-2008 - Falta de Planejamento ou Inversão de Prioridades?
A recém propalada maior obra da história da cidade: captação de água do Rio das Velhas para abastecer Sete Lagoas. Sim, querem que sejamos abastecidos por esgoto reciclado da grande BH.

Qual é o melhor caminho para se definir prioridades? Ampla discussão e diagnóstico das demandas. Seguem-se ainda mais discussões e debates sobre qual o melhor caminho para atendê-las. Definido isto, vem o planejamento, minucioso, do projeto e sua execução. Infelizmente, não é isto que temos visto em nossa Sete Lagoas.

Ao invés de definir as necessidades e demandas da cidade para, a partir daí se fazer projetos e programas para a busca dos recursos necessários ao seu atendimento, aqui se identifica onde existem recursos disponíveis a serem buscados e por eles se faz os projetos para gasta-los. Se nossa cidade e nosso povo precisam deles não vem ao caso. O importante é buscar o dinheiro e gasta-lo, com dividendos políticos \ eleitorais. Não cogito aqui outros e espúrios interesses para o gasto e aproveitamento dos recursos financeiros.

Para exemplificar as afirmações acima, cito a recém propalada maior obra da história da cidade. A captação de água do Rio das Velhas para abastecer Sete Lagoas. Sim, querem que sejamos abastecidos por esgoto reciclado da grande BH.

A questão principal: Sete Lagoas precisa de água de superfície? A resposta é clara: NÃO SABEMOS. Ninguém sabe. Não existe estudo conclusivo de que nosso lençol freático, nossa pura água subterrânea, seja insuficiente. Pré-estudos existentes, ainda que superficiais, foram por nós contratados quando Secretário de Planejamento ainda no início da década de 90. O que se sabe é que o SAAE retira água em poços artesianos de profundidade entre 60 e 120 metros. As indústrias a retiram em poços de até 250 metros. Nosso carst, a camada do sub-solo que contem água vai até 800 metros. Nestas profundidades, o risco de desabamento é nulo. A quantidade de água é que é a grande questão. Temos águas calcárias e não calcárias, como o sistema de Wenceslau Braz, cobiçado pela AMBEV.

Uma certeza: ainda que não mensurada, é água pura suficiente para abastecer a cidade por décadas.

E ai o que faz nossa administração municipal? Sem identificar a demanda e a necessidade, identificou oportunidade de recursos próximos a 30 milhões de reais no PAC para abastecimento de água. Para se obter estes recursos, endividou a cidade em mais de 75.000.000,00 de reais, por 20 anos. A próxima geração inteira é que vai pagar. Vai gastar em contras-partidas de recursos próprios mais 5 milhões de reais. Vão ser gastos no final mais de R$ 110.000.000,00 para se fazer àquilo que NÃO SABEMOS SE PRECISAMOS. Com 1% disto dá pra fazer os estudos que vão confirmar ou não a necessidade.

Na questão do abastecimento de água, sabemos sim é que em Sete Lagoas faltam caixas de água. Sem as caixas de água, nossos poços bombeiam a água diretamente nas redes de distribuição. Com pressão. E ai, não há rede que agüente. Pior, bombeiam 24 horas por dia, senão falta água. O custo da energia, o maior do SAAE, é grande. Tivéssemos as caixas e reservatórios, os poços bombeariam durante a noite, quando a tarifa de energia é mais barata e distribuiriam esta água por gravidade, sem pressão e sem danificar as redes de distribuição, evitando os custos de conserto e os terríveis “buracos do SAAE”.

Com os recursos do PAC, sem o endividamento, faríamos as caixas de água e reservatórios, novas redes. O custeio do SAAE diminuiria. As contas podem até cair. O problema é que não teríamos “a maior obra da história”. E recursos abundantes em período eleitoral.

Esta é a essência do que tem que mudar: definir as demandas e prioridades para buscar os meios e os recursos para atender as necessidades. É bem o contrário do que tem sido feito: fazer projeto para aproveitamento dos recursos disponíveis, sem se levar em conta as demandas e necessidades. Tem que ser revisto. Tem que mudar. Mas mudar sabendo para onde. O debate de idéias levará ao melhor caminho.



Notícias e Artigos
 
16-07-2010 - Arena do Jacaré. Chegou o grande dia, mas...
15 de julho de 2010. Data para entrar na história. Jogo do Atlético Mineiro x Atlético Goianiense pela primeira divisão do campeonato brasileiro de futebol re-inaugura a reformada e ampliada arena do
07-06-2009 - Sete Lagoas, Sub-sede da Copa do Mundo de 2014
Em todas as copas e em todos os países onde foram realizadas, cidades próximas às cidades sede foram transformadas em cidades sub-sedes. Esta é a nossa oportunidade que não pode ser desperdiçada.
26-11-2008 - Sete Lagoas, desafios para os próximos 141 anos
Chegamos agora aos 141 anos bem vividos. Somos sim uma cidade progressista. Tudo isto é fruto do trabalho de construção de diversas gerações. De famílias tradicionais que aqui aportaram.
06-10-2008 - Nasce novo líder político em Sete Lagoas
Independente do resultado das urnas no último dia 5, Sete Lagoas vê nascer um líder. Um homem técnico, que virou político, competente, capaz e com visão de futuro.
27-06-2008 - Falta de Planejamento ou Inversão de Prioridades?
A recém propalada maior obra da história da cidade: captação de água do Rio das Velhas para abastecer Sete Lagoas. Sim, querem que sejamos abastecidos por esgoto reciclado da grande BH.
09-05-2008 - Inclusão Digital - Acesso Para Todos
Muito se tem falado sobre inclusão digital. Pouco tem sido feito. Centros de inclusão digital tem sido implantados em Sete Lagoas porém mais de 120 mil setelagoanos ainda não têm acesso.
08-04-2008 - Muito mais que propaganda, é preciso planejar de verdade.
Bela peça de propaganda. Veiculada pela prefeitura em quase todos os jornais da cidade, foi agora domingo, página inteira do Jornal Hoje em Dia de Belo Horizonte. O título é pomposo: Muito mais que re
24-03-2008 - Sistema dinâmico de artigos
Estamos implantando nosso Sistema Dinâmico de Artigos e Notícias, facilitando a publicação de conteúdo, aumentando assim a interatividade com nossos visitantes.
06-12-2007 - (IN)SEGURANÇA – Passou da hora de encararmos o problema
Desnecessário agora fazermos um diagnóstico. O fato está ai às claras. Viramos uma cidade insegura. O índice de roubos e assassinatos cresce assustadoramente. É preciso coragem para encarar a situação
05-11-2007 - Saúde - Um retrato da falta de comando
O essencial não mudou. Permanece a falta de comando. A falta de uma verdadeira política publica de saúde para nossa cidade. Mudam-se os titulares da pasta de saúde, no entanto, permanece a falta de um
04-05-2007 - Uma cidade para Mariana
Mariana nasceu! Saudável e linda! Presente de Deus para nós. Nasceu com 2.790 grs e com 48 cm no dia 11 deste abril as 9:00hs no Hospital de Nossa Senhora das Graças. Veio somar a nossa felicidade em
20-03-2007 - Cidade do Monólogo
Cidade de muita conversa e pouco diálogo, Sete Lagoas precisa mudar. Se transformar em cidade plural. Plural nas idéias e no pensamento.
07-03-2007 - Onde foi parar nossa ALTA-ESTIMA?
É preciso mudar. Rever conceitos. Acompanhar o novo. Fazer o novo. Recuperar o que tivemos de melhor no passado. Nosso orgulho de cidadão. Nossa alta-estima como cidade de vanguarda.
15-02-2007 - Ainda SAAE - COPASA
No momento em que a incorporação do nosso SAAE pela COPASA parece ser irreversível, pretendo aqui, mais do que dar a minha opinião, apresentar comparações que mostram a viabilidade do SAAE e apresenta
24-01-2007 - BURACOS – Convite à Reflexão.
Convido àqueles que transitam pelas ruas e avenidas de nossa cidade e sofrem com os buracos. Todos. Os que transitam em seus automóveis, os que transitam de motocicletas, os que utilizam o transporte
17-01-2007 - Sete Lagoas – Meus desejos para 2007!
Iniciamos o ano de 2007. Para quem gosta, o primeiro ano do milênio com o numero 7. O 7 de nossa Sete Lagoas. Esta nossa querida Sete Lagoas que em muitos aspectos ainda não adentrou no 3º milênio.
29-12-2006 - SAAE – COPASA. Deste jeito não!
Notícias recentes na imprensa local nos dão conta da iminente incorporação do SAAE pela COPASA. Sempre favoráveis, procuram criar clima propício para a aceitação do fato.
11-10-2006 - Do Círculo Virtuoso ao Círculo Virtuoso
Do Círculo Virtuoso ao Círculo Virtuoso. E Sete Lagoas perdeu mais uma vez...
   
 
 
Emílio de Vasconcelos Costa - Website Pessoal
Sete Lagoas - MG
Provedor WEB - Registro de Domínios - Criação e Hospedagem de Websites