Notícias e Artigos
06-12-2007 - (IN)SEGURANÇA – Passou da hora de encararmos o problema
Desnecessário agora fazermos um diagnóstico. O fato está ai às claras. Viramos uma cidade insegura. O índice de roubos e assassinatos cresce assustadoramente. É preciso coragem para encarar a situação

Desnecessário agora fazermos um diagnóstico. O fato está ai às claras. Viramos uma cidade insegura. O índice de roubos e assassinatos cresce assustadoramente. É preciso coragem para encarar a situação e mais do que isto, agir.

Primeiramente definir as atribuições. Segurança da nação, ai incluído fronteiras é dever da União, do Governo Federal. Segurança do cidadão, da família é dever do Estado, do Governo Estadual. O Município não tem os recursos suficientes para cuidar bem de suas obrigações primárias: Saúde, Educação, Transporte, Lazer, Conservação dos logradouros públicos, Habitação e diversos outros. Não é, portanto, segurança, dever ou obrigação do município. Não se pode gastar o insuficiente naquilo que não é sua obrigação. Significa ser certo então fechar os olhos para o problema? Não! Claro que não.

Não cabe ao município armar e equipar polícia, construir quartéis e presídios. Isto é dever do estado. Mas Educação é segurança. Transito é segurança. Recuperar o drogado é segurança. Inclusão social é segurança! Iluminação Pública é segurança. Utilizar bem força e prestígio político traz segurança. E tudo isto é dever e obrigação do município e de todos nós.

Vamos ao prático. Manter as escolas públicas abertas nos fins de semana, dá ocupação aos nossos jovens e sabemos, a ociosidade leva ao mau caminho, as drogas e ao crime. Mais do mantê-las abertas, transformá-las em verdadeiros centros de convívio social e formações alternativas e profissionais. Que tal fomentarmos a criação de trupes teatrais que após criar peças que tenham a haver com a própria vida de suas comunidades, vão, encena-las em seu bairro e depois as melhores de cada bairro ou região participam de um grande festival de toda a cidade. Que tal oficinas de arte e artesanato nos fins de semana utilizando materiais recicláveis. Segurança e ecologia. E se envolvermos as famílias? Cozinhas experimentais com receitas que vão proporcionar melhor aproveitamento dos alimentos, inclusive das sobras. Eventos esportivos entre pais e alunos. Mais do que Educação, é também Inclusão Social. São tantas as possibilidades e o melhor: o resultado é rápido e fantástico. O custo mínimo, o que, aliás, nem é custo, é investimento. Implantar Centros de Inclusão Digital nos bairros mais carentes. Não simples lans houses, mas centros de ensino e formação em informática.

Podemos e devemos também alocar recursos em investimentos diretos em segurança. O Projeto Olho Vivo com instalação de câmeras na cidade é exemplo testado e comprovado em outras cidades. E o melhor, aqui, como na Educação e Inclusão Social e Digital, podemos e devemos incluir as empresas privadas e a sociedade organizada. O custo será sempre menor e o resultado inversamente proporcional.

Dotar a cidade de um órgão ou empresa pública de transito como a BHTrans de Belo Horizonte ou a TransCon de Contagem é imperativo. As ultimas e significativas mudanças no transito de Sete Lagoas foram feitas por nós na Secretaria de Planejamento no longínquo ano de 1991. Nossos cidadãos estão se ferindo e morrendo em números tristemente assustadores em nosso caótico e perigoso transito. Organiza-lo com os enfoques agilidade, conforto e segurança. É preciso grandes estudos e intervenções, mas medidas simples e rápidas como a construção de defesas de concreto na “curva da morte” da Av. Norte Sul já deveriam ter sido feitas a muito tempo.

Iluminar melhor onde é inseguro. Não somente onde tem mais visibilidade para promoção turística ou política. Os recursos nós pagamos todos os meses em nossas contas de luz. Isto é dar segurança.

Exigir maiores recursos e efetivos dos órgãos estaduais de segurança é utilizar de maneira correta o prestígio político que a cidade tem. Fizemos isto quando trouxemos o Corpo de Bombeiros, a Delegacia Regional de Polícia (era em Curvelo), a Polícia Feminina e a Polícia Rodoviária Estadual.

São idéias. São mais do que isto. São um apelo ao estudo das questões e ao debate. Entender as demandas de nosso povo para atender as demandas do nosso povo. Segurança, juntamente com Saúde são as maiores delas. E o mais triste: as mais urgentes. As seqüelas e a morte não esperam nem dão uma segunda chance.

Emílio de Vasconcelos Costa
falecom@emiliovasconcelos.com.br



Notícias e Artigos
 
16-07-2010 - Arena do Jacaré. Chegou o grande dia, mas...
15 de julho de 2010. Data para entrar na história. Jogo do Atlético Mineiro x Atlético Goianiense pela primeira divisão do campeonato brasileiro de futebol re-inaugura a reformada e ampliada arena do
07-06-2009 - Sete Lagoas, Sub-sede da Copa do Mundo de 2014
Em todas as copas e em todos os países onde foram realizadas, cidades próximas às cidades sede foram transformadas em cidades sub-sedes. Esta é a nossa oportunidade que não pode ser desperdiçada.
26-11-2008 - Sete Lagoas, desafios para os próximos 141 anos
Chegamos agora aos 141 anos bem vividos. Somos sim uma cidade progressista. Tudo isto é fruto do trabalho de construção de diversas gerações. De famílias tradicionais que aqui aportaram.
06-10-2008 - Nasce novo líder político em Sete Lagoas
Independente do resultado das urnas no último dia 5, Sete Lagoas vê nascer um líder. Um homem técnico, que virou político, competente, capaz e com visão de futuro.
27-06-2008 - Falta de Planejamento ou Inversão de Prioridades?
A recém propalada maior obra da história da cidade: captação de água do Rio das Velhas para abastecer Sete Lagoas. Sim, querem que sejamos abastecidos por esgoto reciclado da grande BH.
09-05-2008 - Inclusão Digital - Acesso Para Todos
Muito se tem falado sobre inclusão digital. Pouco tem sido feito. Centros de inclusão digital tem sido implantados em Sete Lagoas porém mais de 120 mil setelagoanos ainda não têm acesso.
08-04-2008 - Muito mais que propaganda, é preciso planejar de verdade.
Bela peça de propaganda. Veiculada pela prefeitura em quase todos os jornais da cidade, foi agora domingo, página inteira do Jornal Hoje em Dia de Belo Horizonte. O título é pomposo: Muito mais que re
24-03-2008 - Sistema dinâmico de artigos
Estamos implantando nosso Sistema Dinâmico de Artigos e Notícias, facilitando a publicação de conteúdo, aumentando assim a interatividade com nossos visitantes.
06-12-2007 - (IN)SEGURANÇA – Passou da hora de encararmos o problema
Desnecessário agora fazermos um diagnóstico. O fato está ai às claras. Viramos uma cidade insegura. O índice de roubos e assassinatos cresce assustadoramente. É preciso coragem para encarar a situação
05-11-2007 - Saúde - Um retrato da falta de comando
O essencial não mudou. Permanece a falta de comando. A falta de uma verdadeira política publica de saúde para nossa cidade. Mudam-se os titulares da pasta de saúde, no entanto, permanece a falta de um
04-05-2007 - Uma cidade para Mariana
Mariana nasceu! Saudável e linda! Presente de Deus para nós. Nasceu com 2.790 grs e com 48 cm no dia 11 deste abril as 9:00hs no Hospital de Nossa Senhora das Graças. Veio somar a nossa felicidade em
20-03-2007 - Cidade do Monólogo
Cidade de muita conversa e pouco diálogo, Sete Lagoas precisa mudar. Se transformar em cidade plural. Plural nas idéias e no pensamento.
07-03-2007 - Onde foi parar nossa ALTA-ESTIMA?
É preciso mudar. Rever conceitos. Acompanhar o novo. Fazer o novo. Recuperar o que tivemos de melhor no passado. Nosso orgulho de cidadão. Nossa alta-estima como cidade de vanguarda.
15-02-2007 - Ainda SAAE - COPASA
No momento em que a incorporação do nosso SAAE pela COPASA parece ser irreversível, pretendo aqui, mais do que dar a minha opinião, apresentar comparações que mostram a viabilidade do SAAE e apresenta
24-01-2007 - BURACOS – Convite à Reflexão.
Convido àqueles que transitam pelas ruas e avenidas de nossa cidade e sofrem com os buracos. Todos. Os que transitam em seus automóveis, os que transitam de motocicletas, os que utilizam o transporte
17-01-2007 - Sete Lagoas – Meus desejos para 2007!
Iniciamos o ano de 2007. Para quem gosta, o primeiro ano do milênio com o numero 7. O 7 de nossa Sete Lagoas. Esta nossa querida Sete Lagoas que em muitos aspectos ainda não adentrou no 3º milênio.
29-12-2006 - SAAE – COPASA. Deste jeito não!
Notícias recentes na imprensa local nos dão conta da iminente incorporação do SAAE pela COPASA. Sempre favoráveis, procuram criar clima propício para a aceitação do fato.
11-10-2006 - Do Círculo Virtuoso ao Círculo Virtuoso
Do Círculo Virtuoso ao Círculo Virtuoso. E Sete Lagoas perdeu mais uma vez...
   
 
 
Emílio de Vasconcelos Costa - Website Pessoal
Sete Lagoas - MG
Provedor WEB - Registro de Domínios - Criação e Hospedagem de Websites