Bela peça de propaganda. Veiculada pela prefeitura em quase todos os jornais da cidade, foi agora domingo, página inteira do Jornal Hoje em Dia de Belo Horizonte. O título é pomposo: Muito mais que realizar grandes obras é preciso planejar. Mentira? Propaganda Enganosa? Dê-se o adjetivo que quisermos, o fato é que a cara propaganda não condiz com a realidade.
Vejamos:
A bela foto de cima é do trecho sul da Av. Norte Sul. Fosse bem planejada como diz a propaganda, não isolaria todo o Bairro Vapabuçú. Teria nela as alças de retorno que dariam acesso e saída para a Av. Antonio Chaves, pista dupla e principal do Bairro. Acesso a Igreja de São Judas Tadeu, que lota todo dia 28. Tivesse bom planejamento, a atual administração veria que a agora isolada Av. Antonio Chaves, ligada com a antiga Av. Mantena, atual Guimarães Rosa, depois de reformada, daria um fantástico contorno do Bairro Boa Vista, ligando a perna Sul da Avenida Norte Sul com a perna Norte, sem passar pelo Centro, beneficiando assim à toda a cidade.
Fosse bem planejada como diz a cara propaganda da prefeitura, não isolaria também metade do populoso Bairro da Boa Vista e todo o Bairro de Fátima e Vila Brasil, que agora tem que passar pelo Centro da cidade como única forma de se dirigirem ao Sul e Sudeste da cidade. Não venham com a desculpa pronta de que os recursos eram insuficientes. Afrânio Avelar em 1981, a 27 anos, fez lá com recursos próprios da prefeitura, um viaduto ferroviário, que agüentava pesadas composições. Agora, 27 anos após, apesar da inundação de recursos federais e estaduais que a cidade recebe, ao invés de fazer outro viaduto, demoliu-se o existente, substituindo-o por aterro e isolando 3 bairros. Prejudicaram mais do que os três bairros. Prejudicou-se toda a cidade com o acréscimo de transito no centro.
Fosse bem planejada como apregoa a vistosa propaganda da prefeitura, não mudariam o ante-projeto que lá deixei em 1992, dividindo a galeria de águas pluviais daquele trecho da Norte Sul em duas. Lançando criminosamente as enxurradas na moribunda Lagoa do Vapabuçú, decretando assim sua morte definitiva. Isto a população agora não vê e a propaganda esconde. Mas o futuro próximo vai mostrar para todo o estado. Infelizmente.
Já a foto seguinte da propaganda é do famoso Bulevar do Córrego do Diogo. Fosse bem planejada, sua laje agüentaria carga suficiente para ônibus e caminhões, permitindo assim que em um futuro que será bem próximo, as pistas de tráfego ali sejam alargadas. Do jeito que foi feita, logo tudo aquilo terá que ser demolido e jogado fora, e nova e resistente laje terá que ser construída. Fizemos assim na Av. do Boqueirão. Lá sim teve planejamento.
Não são, como apregoa a maciça propaganda do senhor Prefeito Municipal, “resultado de amplo planejamento”. São exatamente o contrário. Apesar de bonitas e importantes, pecam justamente pela falta de planejamento.
Identificasse demandas, como alardeia a propaganda da atual administração, ouviria a população dos bairros prejudicados e não a executaria como o foi, de forma ditatorial.
Peca, para não dizer mentirosa, a propaganda da prefeitura em creditar ao para si a identificação da demanda pela Norte Sul. Esta demanda foi identificada por nós na Administração Sérgio Emílio, quando retiramos os trilhos, eu como Secretário de Planejamento Obras, planejando e concebendo toda a Av. Norte Sul, tanto que fizemos lá, no trecho propagandeado pela atual administração, as pontes sobre os córregos do Diogo e Matadouro. Sim, elas estão prontas desde 1992. São os elementos mais caros e tecnicamente superiores do trecho que agora se conclui. Esta demanda foi ainda identificada pelo Prefeito Múcio Reis, que executou o trecho Norte da Avenida. Foi identificada pelo Prefeito Marcelo Cecé que executou o trecho do Centro da Avenida. Foi finalmente identificada pelo Prefeito Ronaldo Canabrava que foi quem conseguiu os recursos e assinou o convênio com o Governo do Estado para as obras que agora, 16 anos depois, vão concluir a Avenida Norte Sul, sonho e demanda antiga de toda a cidade. Merecia melhor planejamento. Por que não se fez lá em seu amplo e plano canteiro central uma barata ciclovia?
Ainda nas fotos, a ultima representa no mínimo a incoerência e a falta total de planejamento sério e verdadeiro, pois mostra que a mesma administração que proíbe as empresas da terra de construírem prédios com mais de 3 pavimentos, autoriza empresa de fora a construir prédios com 4 pavimento. Está lá na foto. Está lá na realidade.
Por fim, o bem escrito texto da propaganda oficial, diz “Dessa forma o contribuinte sabe onde seu dinheiro é aplicado”. Fosse verdade, o contribuinte saberia quanto é gasto com a farta propaganda da administração municipal. Esta sim, bem planejada. Visa formar a imagem do Prefeito agora, para se colher os frutos em forma de votos na eleição de outubro.
Propaganda planejada e executada com o nosso dinheiro.
Emílio de Vasconcelos Costa
falecom@emiliovasconcelos.com.br
* Emílio Vasconcelos foi o primeiro Secretário Municipal de Planejamento de Sete Lagoas