Notícias e Artigos
08-04-2008 - Muito mais que propaganda, é preciso planejar de verdade.
Bela peça de propaganda. Veiculada pela prefeitura em quase todos os jornais da cidade, foi agora domingo, página inteira do Jornal Hoje em Dia de Belo Horizonte. O título é pomposo: Muito mais que re

Bela peça de propaganda. Veiculada pela prefeitura em quase todos os jornais da cidade, foi agora domingo, página inteira do Jornal Hoje em Dia de Belo Horizonte. O título é pomposo: Muito mais que realizar grandes obras é preciso planejar. Mentira? Propaganda Enganosa? Dê-se o adjetivo que quisermos, o fato é que a cara propaganda não condiz com a realidade.

Vejamos:

A bela foto de cima é do trecho sul da Av. Norte Sul. Fosse bem planejada como diz a propaganda, não isolaria todo o Bairro Vapabuçú. Teria nela as alças de retorno que dariam acesso e saída para a Av. Antonio Chaves, pista dupla e principal do Bairro. Acesso a Igreja de São Judas Tadeu, que lota todo dia 28. Tivesse bom planejamento, a atual administração veria que a agora isolada Av. Antonio Chaves, ligada com a antiga Av. Mantena, atual Guimarães Rosa, depois de reformada, daria um fantástico contorno do Bairro Boa Vista, ligando a perna Sul da Avenida Norte Sul com a perna Norte, sem passar pelo Centro, beneficiando assim à toda a cidade.

Fosse bem planejada como diz a cara propaganda da prefeitura, não isolaria também metade do populoso Bairro da Boa Vista e todo o Bairro de Fátima e Vila Brasil, que agora tem que passar pelo Centro da cidade como única forma de se dirigirem ao Sul e Sudeste da cidade. Não venham com a desculpa pronta de que os recursos eram insuficientes. Afrânio Avelar em 1981, a 27 anos, fez lá com recursos próprios da prefeitura, um viaduto ferroviário, que agüentava pesadas composições. Agora, 27 anos após, apesar da inundação de recursos federais e estaduais que a cidade recebe, ao invés de fazer outro viaduto, demoliu-se o existente, substituindo-o por aterro e isolando 3 bairros. Prejudicaram mais do que os três bairros. Prejudicou-se toda a cidade com o acréscimo de transito no centro.

Fosse bem planejada como apregoa a vistosa propaganda da prefeitura, não mudariam o ante-projeto que lá deixei em 1992, dividindo a galeria de águas pluviais daquele trecho da Norte Sul em duas. Lançando criminosamente as enxurradas na moribunda Lagoa do Vapabuçú, decretando assim sua morte definitiva. Isto a população agora não vê e a propaganda esconde. Mas o futuro próximo vai mostrar para todo o estado. Infelizmente.

Já a foto seguinte da propaganda é do famoso Bulevar do Córrego do Diogo. Fosse bem planejada, sua laje agüentaria carga suficiente para ônibus e caminhões, permitindo assim que em um futuro que será bem próximo, as pistas de tráfego ali sejam alargadas. Do jeito que foi feita, logo tudo aquilo terá que ser demolido e jogado fora, e nova e resistente laje terá que ser construída. Fizemos assim na Av. do Boqueirão. Lá sim teve planejamento.

Não são, como apregoa a maciça propaganda do senhor Prefeito Municipal, “resultado de amplo planejamento”. São exatamente o contrário. Apesar de bonitas e importantes, pecam justamente pela falta de planejamento.

Identificasse demandas, como alardeia a propaganda da atual administração, ouviria a população dos bairros prejudicados e não a executaria como o foi, de forma ditatorial.

Peca, para não dizer mentirosa, a propaganda da prefeitura em creditar ao para si a identificação da demanda pela Norte Sul. Esta demanda foi identificada por nós na Administração Sérgio Emílio, quando retiramos os trilhos, eu como Secretário de Planejamento Obras, planejando e concebendo toda a Av. Norte Sul, tanto que fizemos lá, no trecho propagandeado pela atual administração, as pontes sobre os córregos do Diogo e Matadouro. Sim, elas estão prontas desde 1992. São os elementos mais caros e tecnicamente superiores do trecho que agora se conclui. Esta demanda foi ainda identificada pelo Prefeito Múcio Reis, que executou o trecho Norte da Avenida. Foi identificada pelo Prefeito Marcelo Cecé que executou o trecho do Centro da Avenida. Foi finalmente identificada pelo Prefeito Ronaldo Canabrava que foi quem conseguiu os recursos e assinou o convênio com o Governo do Estado para as obras que agora, 16 anos depois, vão concluir a Avenida Norte Sul, sonho e demanda antiga de toda a cidade. Merecia melhor planejamento. Por que não se fez lá em seu amplo e plano canteiro central uma barata ciclovia?

Ainda nas fotos, a ultima representa no mínimo a incoerência e a falta total de planejamento sério e verdadeiro, pois mostra que a mesma administração que proíbe as empresas da terra de construírem prédios com mais de 3 pavimentos, autoriza empresa de fora a construir prédios com 4 pavimento. Está lá na foto. Está lá na realidade.

Por fim, o bem escrito texto da propaganda oficial, diz “Dessa forma o contribuinte sabe onde seu dinheiro é aplicado”. Fosse verdade, o contribuinte saberia quanto é gasto com a farta propaganda da administração municipal. Esta sim, bem planejada. Visa formar a imagem do Prefeito agora, para se colher os frutos em forma de votos na eleição de outubro.

Propaganda planejada e executada com o nosso dinheiro.

Emílio de Vasconcelos Costa
falecom@emiliovasconcelos.com.br

* Emílio Vasconcelos foi o primeiro Secretário Municipal de Planejamento de Sete Lagoas



Notícias e Artigos
 
16-07-2010 - Arena do Jacaré. Chegou o grande dia, mas...
15 de julho de 2010. Data para entrar na história. Jogo do Atlético Mineiro x Atlético Goianiense pela primeira divisão do campeonato brasileiro de futebol re-inaugura a reformada e ampliada arena do
07-06-2009 - Sete Lagoas, Sub-sede da Copa do Mundo de 2014
Em todas as copas e em todos os países onde foram realizadas, cidades próximas às cidades sede foram transformadas em cidades sub-sedes. Esta é a nossa oportunidade que não pode ser desperdiçada.
26-11-2008 - Sete Lagoas, desafios para os próximos 141 anos
Chegamos agora aos 141 anos bem vividos. Somos sim uma cidade progressista. Tudo isto é fruto do trabalho de construção de diversas gerações. De famílias tradicionais que aqui aportaram.
06-10-2008 - Nasce novo líder político em Sete Lagoas
Independente do resultado das urnas no último dia 5, Sete Lagoas vê nascer um líder. Um homem técnico, que virou político, competente, capaz e com visão de futuro.
27-06-2008 - Falta de Planejamento ou Inversão de Prioridades?
A recém propalada maior obra da história da cidade: captação de água do Rio das Velhas para abastecer Sete Lagoas. Sim, querem que sejamos abastecidos por esgoto reciclado da grande BH.
09-05-2008 - Inclusão Digital - Acesso Para Todos
Muito se tem falado sobre inclusão digital. Pouco tem sido feito. Centros de inclusão digital tem sido implantados em Sete Lagoas porém mais de 120 mil setelagoanos ainda não têm acesso.
08-04-2008 - Muito mais que propaganda, é preciso planejar de verdade.
Bela peça de propaganda. Veiculada pela prefeitura em quase todos os jornais da cidade, foi agora domingo, página inteira do Jornal Hoje em Dia de Belo Horizonte. O título é pomposo: Muito mais que re
24-03-2008 - Sistema dinâmico de artigos
Estamos implantando nosso Sistema Dinâmico de Artigos e Notícias, facilitando a publicação de conteúdo, aumentando assim a interatividade com nossos visitantes.
06-12-2007 - (IN)SEGURANÇA – Passou da hora de encararmos o problema
Desnecessário agora fazermos um diagnóstico. O fato está ai às claras. Viramos uma cidade insegura. O índice de roubos e assassinatos cresce assustadoramente. É preciso coragem para encarar a situação
05-11-2007 - Saúde - Um retrato da falta de comando
O essencial não mudou. Permanece a falta de comando. A falta de uma verdadeira política publica de saúde para nossa cidade. Mudam-se os titulares da pasta de saúde, no entanto, permanece a falta de um
04-05-2007 - Uma cidade para Mariana
Mariana nasceu! Saudável e linda! Presente de Deus para nós. Nasceu com 2.790 grs e com 48 cm no dia 11 deste abril as 9:00hs no Hospital de Nossa Senhora das Graças. Veio somar a nossa felicidade em
20-03-2007 - Cidade do Monólogo
Cidade de muita conversa e pouco diálogo, Sete Lagoas precisa mudar. Se transformar em cidade plural. Plural nas idéias e no pensamento.
07-03-2007 - Onde foi parar nossa ALTA-ESTIMA?
É preciso mudar. Rever conceitos. Acompanhar o novo. Fazer o novo. Recuperar o que tivemos de melhor no passado. Nosso orgulho de cidadão. Nossa alta-estima como cidade de vanguarda.
15-02-2007 - Ainda SAAE - COPASA
No momento em que a incorporação do nosso SAAE pela COPASA parece ser irreversível, pretendo aqui, mais do que dar a minha opinião, apresentar comparações que mostram a viabilidade do SAAE e apresenta
24-01-2007 - BURACOS – Convite à Reflexão.
Convido àqueles que transitam pelas ruas e avenidas de nossa cidade e sofrem com os buracos. Todos. Os que transitam em seus automóveis, os que transitam de motocicletas, os que utilizam o transporte
17-01-2007 - Sete Lagoas – Meus desejos para 2007!
Iniciamos o ano de 2007. Para quem gosta, o primeiro ano do milênio com o numero 7. O 7 de nossa Sete Lagoas. Esta nossa querida Sete Lagoas que em muitos aspectos ainda não adentrou no 3º milênio.
29-12-2006 - SAAE – COPASA. Deste jeito não!
Notícias recentes na imprensa local nos dão conta da iminente incorporação do SAAE pela COPASA. Sempre favoráveis, procuram criar clima propício para a aceitação do fato.
11-10-2006 - Do Círculo Virtuoso ao Círculo Virtuoso
Do Círculo Virtuoso ao Círculo Virtuoso. E Sete Lagoas perdeu mais uma vez...
   
 
 
Emílio de Vasconcelos Costa - Website Pessoal
Sete Lagoas - MG
Provedor WEB - Registro de Domínios - Criação e Hospedagem de Websites