Notícias e Artigos
04-05-2007 - Uma cidade para Mariana
Mariana nasceu! Saudável e linda! Presente de Deus para nós. Nasceu com 2.790 grs e com 48 cm no dia 11 deste abril as 9:00hs no Hospital de Nossa Senhora das Graças. Veio somar a nossa felicidade em

Mariana nasceu! Saudável e linda! Presente de Deus para nós. Nasceu com 2.790 grs e com 48 cm no dia 11 deste abril as 9:00hs no Hospital de Nossa Senhora das Graças. Veio somar a nossa felicidade em família com mamãe Mônica e os irmãos Pedro, Tomaz e Isabela.

Nasceu mais uma setelagoana. Junto com ela, veio também um salutar aumento de nossa responsabilidade. Responsabilidade como pai de família, como exemplo a ser dado, como gente, como cidadão. Responsabilidade que nos faz querer um mundo, um país e uma cidade cada vez melhor para nossos filhos e por conseqüência para todos os filhos desta nossa querida Sete Lagoas.

Quero que ela cresça em uma cidade de bons exemplos, sobretudo com justiça social. Uma cidade plural no pensamento, porém igual nas oportunidades. Uma cidade onde as ruas sejam bem cuidadas e mantidas, as praças limpas e floridas para ela brincar. Onde os parques infantis estejam em todas elas independente se em bairros mais centrais ou na periferia. Quero que ela possa se divertir nas 7 lagoas. Que ela possa conhecer a lagoa da Chácara e a lagoa do Vapabuçú, esta transformada em santuário ecológico \ educacional.

Quero que quando tiver problemas de saúde ela encontre um Hospital Municipal transformado em um verdadeiro hospital de pronto socorro e trauma, sem macas nos corredores, sem fila para o atendimento. Que ele volte a ser o hospital modelo que era quando seu irmão Pedro lá nasceu em 1990, e Sérgio Emílio, seu avó, era o prefeito. Que antes de ir ao hospital ela tenha sido atendida pelos médicos e enfermeiras do Programa de Saúde da Família, isto em qualquer bairro que ela venha a morar. Quero quando for ao posto de saúde eles sejam mais do que os 8 que a cidade tem hoje. Que sejam mais do que os 13 que a cidade tinha em 1992. Que eles, os postos de saúde tenham maior resolutividade, desafogando assim os hospitais da cidade.

Quero que ela cresça em uma cidade onde a educação não se limite simplesmente ao atendimento da demanda por novas vagas. Onde a educação pública seja contemplada com a constante qualificação e treinamento dos professores e professoras. Que forme cidadãos. Que seja realmente educação e não somente ensino. Uma cidade onde as escolas fiquem abertas nos fins de semana, com programações esportivas, culturais e profissionais, desviando assim nossos jovens do ócio, das drogas e da violência.

Quero para ela uma cidade onde quando ela pegar um ônibus haja um moderno terminal urbano no centro, com conforto e segurança e onde ela possa pegar ônibus para outro bairro em sistema integrado. Uma cidade onde na volta ela possa esperar o novo ônibus, assentada, em um ponto coberto e iluminado.

Se for de carro, que tenha estacionamento no centro para os cidadãos, e não este excesso de estacionamentos exclusivos que vemos hoje.

Quero mais, quero que quando se falar em fechar o córrego do Diogo no centro da cidade isto seja amplamente aplaudido, mas somente depois deste mesmo córrego ter sido cuidado e urbanizado em frente à escola Sinhá Andrade e nos bairros Canadá e Monte Carlo, lá também estudam e moram nossos filhos setelagoanos.

Quero ainda que quando se fizer contrato de exclusividade com bancos como o recentemente feito com o banco Itaú, se pense em exigir em contrapartida a abertura de postos bancários nos bairros mais distantes como o Nova Cidade.

Quero que ela vá ver e quem sabe participar de peças e eventos culturais em um teatro municipal. Vá visitar museus com acervo permanente e que também tenham mostras itinerantes. Que seja valorizada e incentivada a produção artística local. Que aos fins de semana ela vá aos bairros para curtir o renascido Projeto Corpo & Alma, este cria da sua avó Maria Dalva que ela infelizmente não vai conhecer, mas querendo Deus vai ver a continuidade de seu trabalho.

Quero uma cidade pólo turístico sim, mas quero o turismo rentável, gerador de empregos e de riquezas. Quero nossa já forte e diversificada industria ainda mais pujante e com maior grau de decisão e investimento local. Quero nosso comércio também já forte e representativo maior e em shopping centers, cheios de lojas, entretenimento e principalmente empregos. Estes por sinal que venham independentemente de quem os tragam.

Quero uma cidade que discuta e encontre a sua ou as suas verdadeiras vocações. Que aproveite as oportunidades que já tem, que após vencer o desafio da faculdade pública, pense em agregar empresas e instituições à pesquisa. Basta mirar a nossa EMBRAPA e incentivar e fomentar sua capacidade e seu exemplo de pesquisa. Como a IVECO com seu Centro de Desenvolvimento de Produto.

Quero muito mais, mas tudo se resume a querer uma cidade onde a coisa pública e sua administração sejam condizentes com esta nossa cidade de economia rica e forte pois já somos a 8ª do estado. Isto tem que chegar ao povo, dono e cliente de tudo. Quero uma administração que seja formuladora de políticas públicas e além de indutora do crescimento, competente prestadora de serviços públicos.

Amor, carinho, dedicação na educação e bons exemplos eu tenho certeza de que vou dar a ela, assim como tenho a certeza de que vou honrá-la. Vou ensiná-la a amar esta cidade assim como já ensinei os seus irmãos. Vou dar a ela a felicidade em casa e no seio da família. O restante eu vou fazer a minha parte como cidadão e homem público. Fazer com que ela tenha a cidade de nossos sonhos. Uma boa e bela, progressista e justa cidade para Mariana e para todos os filhos de nossa gente.

Emílio de Vasconcelos Costa
falecom@emiliovasconcelos.com.br



Notícias e Artigos
 
16-07-2010 - Arena do Jacaré. Chegou o grande dia, mas...
15 de julho de 2010. Data para entrar na história. Jogo do Atlético Mineiro x Atlético Goianiense pela primeira divisão do campeonato brasileiro de futebol re-inaugura a reformada e ampliada arena do
07-06-2009 - Sete Lagoas, Sub-sede da Copa do Mundo de 2014
Em todas as copas e em todos os países onde foram realizadas, cidades próximas às cidades sede foram transformadas em cidades sub-sedes. Esta é a nossa oportunidade que não pode ser desperdiçada.
26-11-2008 - Sete Lagoas, desafios para os próximos 141 anos
Chegamos agora aos 141 anos bem vividos. Somos sim uma cidade progressista. Tudo isto é fruto do trabalho de construção de diversas gerações. De famílias tradicionais que aqui aportaram.
06-10-2008 - Nasce novo líder político em Sete Lagoas
Independente do resultado das urnas no último dia 5, Sete Lagoas vê nascer um líder. Um homem técnico, que virou político, competente, capaz e com visão de futuro.
27-06-2008 - Falta de Planejamento ou Inversão de Prioridades?
A recém propalada maior obra da história da cidade: captação de água do Rio das Velhas para abastecer Sete Lagoas. Sim, querem que sejamos abastecidos por esgoto reciclado da grande BH.
09-05-2008 - Inclusão Digital - Acesso Para Todos
Muito se tem falado sobre inclusão digital. Pouco tem sido feito. Centros de inclusão digital tem sido implantados em Sete Lagoas porém mais de 120 mil setelagoanos ainda não têm acesso.
08-04-2008 - Muito mais que propaganda, é preciso planejar de verdade.
Bela peça de propaganda. Veiculada pela prefeitura em quase todos os jornais da cidade, foi agora domingo, página inteira do Jornal Hoje em Dia de Belo Horizonte. O título é pomposo: Muito mais que re
24-03-2008 - Sistema dinâmico de artigos
Estamos implantando nosso Sistema Dinâmico de Artigos e Notícias, facilitando a publicação de conteúdo, aumentando assim a interatividade com nossos visitantes.
06-12-2007 - (IN)SEGURANÇA – Passou da hora de encararmos o problema
Desnecessário agora fazermos um diagnóstico. O fato está ai às claras. Viramos uma cidade insegura. O índice de roubos e assassinatos cresce assustadoramente. É preciso coragem para encarar a situação
05-11-2007 - Saúde - Um retrato da falta de comando
O essencial não mudou. Permanece a falta de comando. A falta de uma verdadeira política publica de saúde para nossa cidade. Mudam-se os titulares da pasta de saúde, no entanto, permanece a falta de um
04-05-2007 - Uma cidade para Mariana
Mariana nasceu! Saudável e linda! Presente de Deus para nós. Nasceu com 2.790 grs e com 48 cm no dia 11 deste abril as 9:00hs no Hospital de Nossa Senhora das Graças. Veio somar a nossa felicidade em
20-03-2007 - Cidade do Monólogo
Cidade de muita conversa e pouco diálogo, Sete Lagoas precisa mudar. Se transformar em cidade plural. Plural nas idéias e no pensamento.
07-03-2007 - Onde foi parar nossa ALTA-ESTIMA?
É preciso mudar. Rever conceitos. Acompanhar o novo. Fazer o novo. Recuperar o que tivemos de melhor no passado. Nosso orgulho de cidadão. Nossa alta-estima como cidade de vanguarda.
15-02-2007 - Ainda SAAE - COPASA
No momento em que a incorporação do nosso SAAE pela COPASA parece ser irreversível, pretendo aqui, mais do que dar a minha opinião, apresentar comparações que mostram a viabilidade do SAAE e apresenta
24-01-2007 - BURACOS – Convite à Reflexão.
Convido àqueles que transitam pelas ruas e avenidas de nossa cidade e sofrem com os buracos. Todos. Os que transitam em seus automóveis, os que transitam de motocicletas, os que utilizam o transporte
17-01-2007 - Sete Lagoas – Meus desejos para 2007!
Iniciamos o ano de 2007. Para quem gosta, o primeiro ano do milênio com o numero 7. O 7 de nossa Sete Lagoas. Esta nossa querida Sete Lagoas que em muitos aspectos ainda não adentrou no 3º milênio.
29-12-2006 - SAAE – COPASA. Deste jeito não!
Notícias recentes na imprensa local nos dão conta da iminente incorporação do SAAE pela COPASA. Sempre favoráveis, procuram criar clima propício para a aceitação do fato.
11-10-2006 - Do Círculo Virtuoso ao Círculo Virtuoso
Do Círculo Virtuoso ao Círculo Virtuoso. E Sete Lagoas perdeu mais uma vez...
   
 
 
Emílio de Vasconcelos Costa - Website Pessoal
Sete Lagoas - MG
Provedor WEB - Registro de Domínios - Criação e Hospedagem de Websites