Notícias e Artigos
24-01-2007 - BURACOS – Convite à Reflexão.
Convido àqueles que transitam pelas ruas e avenidas de nossa cidade e sofrem com os buracos. Todos. Os que transitam em seus automóveis, os que transitam de motocicletas, os que utilizam o transporte

Primeiramente faço um convite: Convido àqueles que transitam pelas ruas e avenidas de nossa cidade e sofrem com os buracos. Todos. Os que transitam em seus automóveis, os que transitam de motocicletas, os que utilizam o transporte coletivo e até mesmo os ciclistas e pedestres que sofrem com as águas lançadas sobre eles. O convite é que façam uma visita a Avenida Divino Padrão sobre o córrego do Boqueirão. Apontem lá um buraco sequer. Sintam o conforto e a segurança de um piso bem feito. Vão durante uma chuva, pode ser das mais torrenciais. Verão que lá não há grandes enxurradas e acumulo de água.

Agora faço uma pergunta: O que diferencia a Avenida do Boqueirão e outras poucas das demais avenidas e ruas da cidade cheias de buracos e poças d’água?

Respondo: Projeto, execução e fiscalização. Resumindo: Fazer bem feito.

A Avenida Boqueirão e todo o seu conjunto, inclusive seu piso asfáltico já tem 15 anos e estão em perfeitas condições de uso. Isto mesmo: foram executados em 1992.

Eu, como Secretário Municipal de Obras naquela ocasião, fui o responsável pela definição e contratação do projeto de engenharia, pela execução das obras e pela contratação da fiscalização e acompanhamento.

O projeto que foi desde o berço das redes de drenagem e água e esgotos, passando pelo sub-leito, leito, sub-base e base, até o piso de asfalto e o acabamento dos meio-fios, sarjetas e bocas de lobo foi bem feito e especificado. A execução contou com empresa idônea, vencedora de licitação pública. O mais importante, as obras tiveram acompanhamento, medições e fiscalização feitos por empresa especializada devidamente contratada para este fim.

Ficou mais caro na época? Ficou. Porem este mais caro já foi pago diversas vezes. Foi pago com a economia em manutenção e correção posteriores que economizou recursos ainda maiores da prefeitura. Foi pago, sobretudo em conforto e segurança para os donos da obra, os usuários, o povo.

Faço outros convites. Convido-os a irem na Avenida Norte Sul, pronta a mais de 8 anos. O piso esta em boas condições de uso apesar das chuvas. Lá também teve projeto e fiscalização na execução.

Convido-os a irem na Avenida Sérvulo Soalheiro, ao lado do aeroporto municipal, esta com 16 anos de uso. Convido-os a irem no trecho da Avenida Perimetral entre o Interlagos e o Bairro Nova Cidade, trecho com 15 anos de uso. Ambas também foram de minha iniciativa e responsabilidade como Secretário Municipal de Obras. Não tiveram projeto específico nem fiscalização contratada. Foram executadas por empresa privada com acompanhamento de equipe da prefeitura. Os buracos estão surgindo lá agora, 15 anos depois. Neste período a manutenção foi falha, mas o piso ainda está em bom estado. Se conservação não for executada em mais um ano os problemas se agravarão. A diferença? Foram bem feitas. Com honestidade e seriedade.

No outro extremo temos a Rua Cachoeira da Prata como exemplo de várias outras. Obras executadas a poucos meses já acabaram. Ficaram os transtornos, os prejuízos, o desconforto e a insegurança.

Dito isto, faço o ultimo e mais importante convite. Convido-os a reflexão.

À reflexão de que chuvas não são causadoras de buracos e suas conseqüências. Chove todo ano e em todos os lugares. Alguns resistem por 15, 16 ou mais anos de chuvas. Outros não resistem a uma chuva sequer. Enxurradas de dinheiro público são desperdiçadas no conserto do que foi mal feito, mal planejado, mal executado.

Convido-os, portanto, a uma reflexão que nos aumente o nosso senso crítico, que nos façamos mais exigentes e nos dê a visão de que assim não pode continuar. Que planejar é necessário. Que o certo é possível. É assim em outras cidades. Já foi assim em nossa querida porem castigada Sete Lagoas.

Emílio de Vasconcelos Costa
falecom@emiliovasconcelos.com.br



Notícias e Artigos
 
16-07-2010 - Arena do Jacaré. Chegou o grande dia, mas...
15 de julho de 2010. Data para entrar na história. Jogo do Atlético Mineiro x Atlético Goianiense pela primeira divisão do campeonato brasileiro de futebol re-inaugura a reformada e ampliada arena do
07-06-2009 - Sete Lagoas, Sub-sede da Copa do Mundo de 2014
Em todas as copas e em todos os países onde foram realizadas, cidades próximas às cidades sede foram transformadas em cidades sub-sedes. Esta é a nossa oportunidade que não pode ser desperdiçada.
26-11-2008 - Sete Lagoas, desafios para os próximos 141 anos
Chegamos agora aos 141 anos bem vividos. Somos sim uma cidade progressista. Tudo isto é fruto do trabalho de construção de diversas gerações. De famílias tradicionais que aqui aportaram.
06-10-2008 - Nasce novo líder político em Sete Lagoas
Independente do resultado das urnas no último dia 5, Sete Lagoas vê nascer um líder. Um homem técnico, que virou político, competente, capaz e com visão de futuro.
27-06-2008 - Falta de Planejamento ou Inversão de Prioridades?
A recém propalada maior obra da história da cidade: captação de água do Rio das Velhas para abastecer Sete Lagoas. Sim, querem que sejamos abastecidos por esgoto reciclado da grande BH.
09-05-2008 - Inclusão Digital - Acesso Para Todos
Muito se tem falado sobre inclusão digital. Pouco tem sido feito. Centros de inclusão digital tem sido implantados em Sete Lagoas porém mais de 120 mil setelagoanos ainda não têm acesso.
08-04-2008 - Muito mais que propaganda, é preciso planejar de verdade.
Bela peça de propaganda. Veiculada pela prefeitura em quase todos os jornais da cidade, foi agora domingo, página inteira do Jornal Hoje em Dia de Belo Horizonte. O título é pomposo: Muito mais que re
24-03-2008 - Sistema dinâmico de artigos
Estamos implantando nosso Sistema Dinâmico de Artigos e Notícias, facilitando a publicação de conteúdo, aumentando assim a interatividade com nossos visitantes.
06-12-2007 - (IN)SEGURANÇA – Passou da hora de encararmos o problema
Desnecessário agora fazermos um diagnóstico. O fato está ai às claras. Viramos uma cidade insegura. O índice de roubos e assassinatos cresce assustadoramente. É preciso coragem para encarar a situação
05-11-2007 - Saúde - Um retrato da falta de comando
O essencial não mudou. Permanece a falta de comando. A falta de uma verdadeira política publica de saúde para nossa cidade. Mudam-se os titulares da pasta de saúde, no entanto, permanece a falta de um
04-05-2007 - Uma cidade para Mariana
Mariana nasceu! Saudável e linda! Presente de Deus para nós. Nasceu com 2.790 grs e com 48 cm no dia 11 deste abril as 9:00hs no Hospital de Nossa Senhora das Graças. Veio somar a nossa felicidade em
20-03-2007 - Cidade do Monólogo
Cidade de muita conversa e pouco diálogo, Sete Lagoas precisa mudar. Se transformar em cidade plural. Plural nas idéias e no pensamento.
07-03-2007 - Onde foi parar nossa ALTA-ESTIMA?
É preciso mudar. Rever conceitos. Acompanhar o novo. Fazer o novo. Recuperar o que tivemos de melhor no passado. Nosso orgulho de cidadão. Nossa alta-estima como cidade de vanguarda.
15-02-2007 - Ainda SAAE - COPASA
No momento em que a incorporação do nosso SAAE pela COPASA parece ser irreversível, pretendo aqui, mais do que dar a minha opinião, apresentar comparações que mostram a viabilidade do SAAE e apresenta
24-01-2007 - BURACOS – Convite à Reflexão.
Convido àqueles que transitam pelas ruas e avenidas de nossa cidade e sofrem com os buracos. Todos. Os que transitam em seus automóveis, os que transitam de motocicletas, os que utilizam o transporte
17-01-2007 - Sete Lagoas – Meus desejos para 2007!
Iniciamos o ano de 2007. Para quem gosta, o primeiro ano do milênio com o numero 7. O 7 de nossa Sete Lagoas. Esta nossa querida Sete Lagoas que em muitos aspectos ainda não adentrou no 3º milênio.
29-12-2006 - SAAE – COPASA. Deste jeito não!
Notícias recentes na imprensa local nos dão conta da iminente incorporação do SAAE pela COPASA. Sempre favoráveis, procuram criar clima propício para a aceitação do fato.
11-10-2006 - Do Círculo Virtuoso ao Círculo Virtuoso
Do Círculo Virtuoso ao Círculo Virtuoso. E Sete Lagoas perdeu mais uma vez...
   
 
 
Emílio de Vasconcelos Costa - Website Pessoal
Sete Lagoas - MG
Provedor WEB - Registro de Domínios - Criação e Hospedagem de Websites